acessibilidade Acessibilidade   |   A   |   A+   |   A-   |   Contraste

Na Tribuna Livre da 19ª sessão do ano o tema: Violência contra o Idoso


Recebemos na Câmara Municipal a Sra. Silvia Mascarin, a qual ocupou a Tribuna Livre na sessão desta terça-feira (14), trazendo uma reflexão sobre questões que envolvem o idoso, em virtude do dia Mundial de conscientização da Violência contra a pessoa idosa.
 
Abordou os diversos tipos de violência, tais como: a negligência é a violência mais comum, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

O abandono, considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

A violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

E a psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Por último, a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.
 
Pontuou a importância de fazer denúncia neste caso citados.
Falou do trabalho do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e esclareceu muitas dúvidas colocadas pelos vereadores.
 
É possível assistir a apresentação na íntegra, no Youtube da Câmara, na gravação da sessão plenária, no link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=ctt9tr59Lew
 
Não sabe onde fazer a denúncia? 
Denuncie:
nas unidades municipais de saúde;
nas delegacias;
disque idoso 0800 41 0001
disque 100 (Direitos Humanos);
disque 190 Policia Militar (para situações de risco eminente)
 
Publicado por: Imprensa da Câmara de Cordeirópolis


Outras Notícias

Fique por dentro

Hoje (08) se encerra a visitação dos alunos do 4º ano das escolas municipais à Câmara Municipal. Durante este período, crianças e professores tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do P...

Leia Mais

Entre os dias 04 e 08 de setembro, a Câmara de Cordeirópolis recebe a visita especial dos alunos dos 4ºs anos do ensino fundamental das escolas municipais da cidade para a Câmara Participativa. Dur...

Leia Mais

É com imensa alegria e gratidão que compartilhamos esta conquista para Cordeirópolis!   Hoje (09/04), o vereador Valmir Sanches (União) esteve em São Bernardo do Campo, acompanhado da Prefeita Cr...

Leia Mais

Curso de técnica de esmaltação em parceria com o Sebrae: Capacitação que Transforma Vidas!   O Presidente da Câmara Municipal Paulo Cesar ( União) e o Vice-Presidente Vilson Caleffi (União) prest...

Leia Mais

Na última semana, três parlamentares da Casa de Leis de Cordeirópolis participaram da Solenidade de Assunção, do Comando de Policiamento do Interior – 9ª Região. O presidente da Câmara, Paulo Cesar...

Leia Mais

Nesta sexta-feira (21), o vereador Valmir Sanches (UNIAO) participou de uma palestra na Faculdade de Americana (FAM). Convidado pelo Deputado Estadual Felipe Franco (UNIAO), que foi o mediador da a...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!